16 de jul. de 2010

Portinari no MARGS



Ontem fui  alimentar a alma! Como alimento a alma? Com arte! Tem coisa melhor? O Memorial  de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS sempre traz coisas belas para enriquecer a cultura em Porto Alegre. Desta vez são obras  de Candido Portinari (1903-1962) .

Distribuídas em pinturas, gravuras e desenhos, cerca de  50 obras compõe o acervo do Museu da Chácara do Céu (parte dos museus de Maya). O enfoque da exposição é a relação entre Candido Portinari e o bibliófilo, editor de livros e mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya(1894-1968). Maya foi o primeiro a tornar sua coleção pública em  1962 quando criou um museu de mesmo nome.

Fica muito claro na exposição a relação de amizade que existiu entre os dois. Além das obras encotramos a edição de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e o "Alienista" de Machado de Assis editadas por Maya e com obras de Portinari. Podemos ter contato cartas trocadas entre os dois. Adoro Dom Quixote e lá pude encontar muitos e pela percepção de um grande artista.

A exposição já passou por diversas cidades e  vai até  29 de agosto, não dá para perder! Pretendo dar mais uma passada por lá!

Nenhum comentário: