2 de out. de 2010

Governador - Tarso 13



Tarso Genro, 63 anos, é advogado, formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Especializado em Direito Trabalhista, atuou em defesa de sindicatos e associações profissionais em todo o estado e integra o Instituto dos Advogados Brasileiros.

Tarso nasceu em São Borja (RS), em 06 de março de 1947, filho da dona de casa Elly e do advogado e escritor Adelmo Genro. É casado com a médica Sandra Genro, com quem tem duas filhas: Luciana, deputada federal, e a médica Vanessa, e um neto, Fernando, filho de Luciana.

Tem vários livros editados na área de Direito, Política e Literatura. Tem trabalhos publicados na França, Espanha, Turquia, Estados Unidos, Uruguai, México, Peru, Portugal e Itália. Algumas de suas publicações:

- Introdução à Crítica do Direito do Trabalho. L&PM Editores. Porto Alegre, 1979

– Contribuição à Crítica do Direito Coletivo do Trabalho. Editora Síntese. Porto Alegre, 1981

– Direito Individual do Trabalho. Editora LTR. São Paulo, 1985

– Introdução Crítica ao Direito. Sergio Antonio Fabris Editor, Porto Alegre, 1988.

– Direito Individual do Trabalho (edição revista e ampliada). Editora LTR. São Paulo, 1994.

– Crise da Democracia – Direito, democracia direta e neoliberalismo na ordem global. Editora Vozes – 2002.

– Esquerda em Processo. Editora Vozes, 2004.

– O mundo real – socialismo na era pós-liberal. Com Giuseppe Cocco, Carlos María Cárcova e Juarez Guimarães. L&PM Editores, 2008.
Vida política

Em 1969, com 21 anos, Tarso foi eleito vereador em Santa Maria pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), único partido oposicionista na época. Após a redemocratização, ingressou no PT e, em 1986, foi eleito deputado federal constituinte pelo PT. Tarso foi vice-prefeito de Porto Alegre na primeira gestão da Administração Popular (1989/1992). Posteriormente, foi prefeito da capital gaúcha em duas gestões, entre 1993 e 1996 e entre 2001 e 2002, quando Porto Alegre, com experiências inovadoras de participação popular, como o Orçamento Participativo, e um processo marcante de inversão de prioridades, se consolidou como uma referência mundial, conquistando premiação da ONU sobre gestão pública, e sediando o 1º Fórum Social Mundial e, depois, o 1º Fórum Mundial de Autoridades Locais.

Foi candidato da Frente Popular ao governo do estado por duas vezes: em 1990, quando conquistou 10% dos votos, e em 2002, quando alcançou 48% da votação no segundo turno eleitoral. Exerceu, também, a função de presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. Tarso Genro participou decisivamente das duas gestões do presidente Luis Inácio Lula da Silva, ocupando, quando se desincompatibilizou do Executivo federal, o Ministério da Justiça. Já havia exercido as funções de ministro da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ministro da Educação e ministro da Articulação Política. Na condição de protagonista desta experiência nacional de governo, coordenou a instituição de programas paradigmáticos do governo Lula, como o Prouni, na Educação, e o Pronasci, na Justiça, além de ter iniciado o processo de expansão da rede federal de ensino superior e de ensino técnico e coordenado a formação da coalizão de governo que conferiu estabilidade ao segundo mandato de Lula.

Nenhum comentário: