28 de mai. de 2010

Viagem no tempo

Nunca falei desse tempo por aqui, mas sempre tiveum forte influêcia a me organizar, sentir-me parte de algo e algo que fizesse dessa vida tão dura para alguns e tão gerenosa para outros, um pouquinho melhor e mais igual para todos.

Com 5 anos de idade já saía de casa e as vezes ficava fora uma semana porque ia junto com um cadidato a vereador e sua esposa fazer campanha, o meu Tio Biglia e a Tia Virginia. Que não eram meus tios de verdade mas me trtavam como sua sobrinha. Aos 8 ou 9 anos já ia pra manifestações com  a minha mãe, ela servidora pública e sindicalista na época me levava e eu adorava! Saía com o apito de brigadiano que era do meu avô fazendo a maior bagunça.

Na escola sempre fui metida, segundo as professoras que chamavam  a minha mãe " uma líder negativa" que falava demais durante as aulas e não andava só com a sua turma, ás vezes me pegavam em outras salas de aula que não eram as minhas... Nesta época estudava no Santa Catarina,  ajudei a criar a rádio comunitária da escola, contribuia com o Grêmio Estudantil. Logo, logo mudei de escola, por dezenas de coisas fui para no Colégio Dante Alighieri, o melhor do mundo (já não existe mais).

No Dante já era militante, já tinha filiação partidária e em 2002 fui eleita a Presidente da União Caxiense dos Estudantes Secundaristas - UCES. Esta foi a maior eleição direta  para entidade estudantil já realizada no Brasil. Em outro momento vou falar mais sobre a experiência não só da UCES mas da UBES também entidade que fui vice-presidente.

Comecei a contar tudo isso, porque semana passada estava conectada à rede e falei com um amigo, o Claiton Stumpf, jornalista que acompanhou toda essa história bem de perto durante os anos de UCES. Ele estava fazendo uma matéria sobre a UCES e o Movimento Estudantil  e pediu que eu respondesse algumas perguntas, respondi... fui na quela caixa de fotografias guardada na última prateleira da estante e garimpei, fotos, garimpei materiais gráficos da época e claro fui remetida ao passado. Respondi suas perguntas com inspiração e relembrando importantes momentos. Foi uma delícia  viajar no passado.  Então coloquei aí anexo o fruto da entrevista, uma matéria que foi publicada hoje no Jornal Tempo Todos de Caxias do Sul.

Ao Claiton, tenho de agradecer pela viagem que foi boa e inspiradora e lembrar ... sou tua fonte há tempos né guri!  Dá próxima vez que eu for a Caxias ... te devo uns chops mas o Fredy tem que estar junto para darmos muitas risadas.

Nenhum comentário: