19 de jan. de 2011

A culpa deve ser do ruivo - Original

Conheci uma guria tri legal
Numa Rua da Ladeira central
Lá no meio do Carnaval

De cabelo de mola
Rostinho de bola
E jeito de carola

Tava chegando da Serra
Como se fosse prá guerra
Vindo lutar pela política dela

Apresentadas, ficamos amigas
Mas de cara trombica,
Ficou difícil a comunica!

Olhava sem bicar nos meus olhos
Falava baixo sem alcançar meus ouvidos
Mas sorria sempre no final...

Tive uma certeza:
A crespa da Serra
Não gostou de mim...

Assim passaram-se o tempo, outros encontros...
Mais conversas, menos conversas, tudo na educação...
Nada mais profundo, amizade social...
 
A crespa, discreta mas sempre forte
Marcando posição,
Cheia de atitude...

Certo dia confessa-me: Que é só; que se sente só;
Que preferiu viver quase completamente
Sem amigos a quem confiar...

Surpresa, deparo-me frente a uma aparente contradição entre o que ouço e o que pensava saber da crespa, da mola, da bola, da carola...

Ouço, entendo e compreendo essas e outras tantas coisas...
Ficamos novamente amigas....
Somos reapresentadas por nós mesmas

A partir daí a crespa é rebatizada por mim de Nega Ruiva
Não saiu mais da minha vida, nem eu da dela!
E são tão tantas diferenças e tantas semelhanças!

Prometi cuidar dela certa vez...
Ela anda fugindo de mim....Até tem razão
Sabe que sou intransigente quando o assunto é amor...

Hoje escrevo por um klik: descobri o que já vinha intuindo:
A Nega Ruiva ta bem diferente daquela que encontrei na Muamba da Borges de Medeiros em 2006: Cheia de querer, de vontade, de opinião, de idéias, tantas que nem gostava de mim!!!!!!!

Hoje eu tenho a Nega Ruiva mais bacana do mundo comigo, afetiva, amada, amiga, mas sinto falta daquela mulher forte, que sabe o que quer, que mata um leão por dia (mas não é leão domesticado!). Àquela mulher que não se deixa abater, não se deixa desrespeitar, que valoriza as suas conquistas, que se ama!

Amanhã vou para a ladeira procurar minha amiga Nega Ruiva! Onde te acho Nega Ruiva? Onde tu te escondeste?

Rita Buttes
18/1/2011 07:52

Nenhum comentário: