12 de ago. de 2010

Uandá: Conectando Africanidades Por Meio da Arte


Evento reúne atrações que retratam a negritude no sul do Brasil através de diversas expressões artísticas. Apresentação acontece no próximo dia 21, das 17 às 22 horas, na Associação Satélite Prontidão, em Porto Alegre.

Na língua Banto, de origem africana, o termo Uandá significa rede. Partindo deste conceito, o espetáculo Uandá – Africanidades Sul-brasileiras pretende conectar, à maneira de uma rede, diversas manifestações da cultura afro-brasileira a partir da arte produzida no sul do Brasil. O evento, realizado em comemoração aos 22 anos da Fundação Palmares, levará ao público artistas e grupos que trabalham com esta temática em diferentes expressões artísticas.

Uandá – Africanidades Sul-brasileiras será realizado no dia 21 de agosto, das 18 às 22 horas, na Associação Satélite Prontidão, em Porto Alegre. O espetáculo é costurado por um fio narrativo que se propõe a traçar breves retratos da negritude brasileira, trazendo a capoeira angola de Mestre Lua de Bobó (BA) e dos grupos Angoleiros Sim Sinhô (SP, SC), Grupo de Capoeira Angola Resistência e Arte (PR)  e Grupo de Capoeira Angola Rabo de Arraia (RS);  o afoxé de Mestre Môa do Katendê (BA); o Maculelê infantil da Comunidade de Timbaúva (RS);  cenas do espetáculo PIXAIM, na performance  da atriz Simone Magalhães (PR) e os grupos Serenô (PR) e MUV (PR), que se juntarão a integrantes do afoxé de São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre - também organizados por Mestre Môa do Katendê. O encerramento ficará por conta da bateria da Escola de Samba Fidalgos e Aristocratas (RS), que juntará sua força percussiva aos tambores e vozes dos artistas que integram este espetáculo.

Rede
A idéia de rede surge como forma de provocar reflexões, trazendo à tona movimentos já existentes e impulsionando a criação de outros. Assim acontece a criação de parcerias, como a estabelecida com a Associação Satélite Prontidão, local tradicional das expressões negras e afro-descentes em Porto Alegre. É no espírito e na força do trabalho centenário realizado por esta sociedade que pensamos a casa e seus sócios como anfitriões das idéias e saberes que serão celebrados no espetáculo Uandá.

A proposta é, por meio da interação entre linguagens e expressões artísticas ligadas por uma matriz afro-brasileira, evidenciar traços comuns a uma negritude subsumida por identidades tidas como exclusivamente brancas. Assim o espetáculo traz a expressão corporal da capoeira angola, do samba de roda e do maculelê, junto à sonoridade do afoxé, do samba de raiz, do rap e da música preta tradicional.

Diferentes públicos
O espetáculo terá a duração de aproximadamente quatro horas e a participação de quase oitenta artistas, contando em seu cenário com instalações temáticas da designer Brenda Maria Santos (PR), responsável também pela criação do blog que tem como proposta dar continuidade às reflexões articuladas pelo projeto. O objetivo do evento é atingir diferentes públicos da cidade de Porto Alegre, focados principalmente na comunidade e no movimento negro local. Além da Associação Satélite Prontidão, são parceiros deste projeto a Escola de Samba Fidalgos e Aristocratas, a ONG Africanamente - Centro de Pesquisa, Resgate e Preservação de Tradições Afrodescendentes; o Instituto Sócio-Cultural Afrosul Odomodê e a Nega Bacana Produções.
Serviço:
Uandá – Africanidades Sul-brasileiras será realizado no dia 21 de agosto, das 17 às 21 horas, a entrada é gratuita. A Associação Satélite Prontidão  fica na Avenida Aparício Borges, 288, no bairro Glória, em Porto Alegre. O espetáculo integra as comemorações dos 22 anos da Fundação Palmares.

E-mail: africa.sulbrasileira@gmail.com ou http://uandanarede.blogspot.com  ou  Nega Bacana com Isadora Pisoni – (51) 9206-8435 ou ainda no telefone  (51) 3517 1973 na Associação Satélite Prontidão.

Nenhum comentário: